Assim como nosso corpo, a nossa mente possui um sistema imunológico que combate corpos intrusos – as mudanças. Já viu como é difícil mudar um hábito ou muitas vezes, tomar uma decisão que nos tire da zona de conforto?
Enquanto isso, vamos adiando objetivos e sonhos muitas vezes por medo. Leandro Karnal, em uma recente exposição, colocou que nosso cérebro adora pensar da mesma forma. O hábito é algo muito poderoso: tem pessoas que colocam o feijão e o arroz no prato do mesmo lado, desde a infância. Dormem do mesmo lado da cama, mesmo quando fora de casa, e praticam o mesmo ritual quando tomam banho. Já percebeu isso?
Máquinas inteligentes – como o cérebro - querem funcionar mais rápido, mais dinâmico e com menos gasto de energia. E uma mudança, a fim de atingir um objetivo, traria muito mais trabalho pelo enfrentamento do novo – nova forma de pensar, de agir, novos desafios, novas estratégias a se montar.
A quebra desse paradigma cerebral significa romper um modelo padrão de pensar e agir. Lembre-se, nenhum marinheiro é bom em mar tranquilo. Não tem medo quem não tem algo a perder, mas o desafio da mudança é agir levando o medo junto! Sabe como?
Comments