Eliminar tarefas que surgem de última hora e deixar as prioridades de lado parece um hábito no nosso dia-a-dia? A gente sempre se deixa para depois para atender o outro, que passa a ser nossa prioridade?
Eu sempre tive esse costume: colocava sempre o outro na minha frente: meus filhos, meu marido, minha mãe, meu trabalho. Até o dia em que levei um susto bem grande: recebi um laudo suspeito de câncer de mama. Havia atrasado o exame daquele ano sempre pensando que os outros precisavam de mim e eu não podia deixar de lado. Aquele ano, minha principal desculpa era o trabalho: administrava e organizava um condomínio enorme, com controle financeiro atrasado há 5 anos.
Quando fui a consulta com o especialista eu tremia da cabeça aos pés. Meu peito queimava de ansiedade, e quando entrei na clínica havia muitas mulheres em tratamento para câncer, esperando sua dose de quimioterapia. Todas sem cabelo. Naquele momento me assustei, e fiquei mais em choque quando ele disse que era uma lesão suspeita e que eu precisava fazer um exame invasivo.
Procrastinei a decisão de fazer o exame uns 3 meses. Foi quando iniciei o meu primeiro curso de desenvolvimento humano, na área de relações humanas. Foi ali que aprendi a me priorizar, a olhar para mim em primeiro lugar, e que para mudar o meu entorno que não me satisfazia, deveria começar por mim. Comecei a ficar sufocada com a ideia de que não poderia definir meu futuro se não soubesse ao menos se eu teria um futuro com escolhas. Um câncer mudaria toda a vida. E toda essa demora para o exame dar negativo. Olha o tempo que eu perdi...
Daí eu pergunto: você já passou por alguma situação semelhante, né? Em que parou tudo, que suspendeu tudo e depois teve que fazer uma correria danada para suprir aquela necessidade que, de rotineira, passou a urgente. E necessariamente parou a vida.
O cansaço parece que toma conta da gente nesses momentos em que não conseguimos administrar nossos compromissos. A sensação de não conseguir é muito forte e o que é mais importante – e que geralmente dá mais trabalho, que nos preocupa, que vai mexer com a gente – fica para depois. Muitas vezes, bem depois.
O que é prioridade em nossa vida?
Para podermos estabelecer prioridades é necessário conhecer quais são nossos objetivos, tanto profissionais como pessoais e, a partir disto, concentrar esforços para alcançá-los, sem nos dispersarmos com objetivos e tarefas de menor importância. Trate prioridade como prioridade significa: “o que vem antes”.
3 perguntas simples nos ajudam a eleger nossas prioridades, clareando nossos objetivos:
- Preciso fazer isto agora ou pode ser adiado? Tem como esperar? E se eu não fizer, o que vai acontecer?
- Esta atividade vai me aproximar de um objetivo importante?
- Posso delegar essa tarefa para outra pessoa?
Ao identificar a prioridade, é importante se concentrar e agir com foco para alcançar seu principal objetivo. Não somos poucas que deixamos nossas atividades de lado e abraçamos tudo que vem pela frente, muitas vezes pela desorganização dos outros – e porque tem quem faça. Adivinha? Estamos sempre disponíveis! E quando a gente se dá conta, já estamos cansadas para correr atrás do que é para nós, e nos distanciamos da nossa prioridade.
Precisando de ajuda para definir e seguir suas prioridades?
Como eu posso, como life coach, posso te ajudar?
Na verdade, a falta de prioridade acontece porque não sabemos quais são nossos objetivos ou estamos confusos quanto a isso. Por outro lado, as vezes temos tantas prioridades que significa o mesmo que não ter nenhuma, porque é impossível alcançar várias ao mesmo tempo.
Então eu posso te conduzir, através de ferramentas e exercícios, a entender o que está atrapalhando a tua visão e descobrir os objetivos principais da tua vida para que haja uma delimitação de prioridades.
Investe tempo em ti, te percebe mais como prioridade, naquilo que te realiza, no que é melhor para ti, para tua qualidade de vida e na tua felicidade.
Comments